Pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 800 ficaram feridas na quarta-feira em razão de um forte terremoto em Taiwan que danificou dezenas de edifícios e provocou alertas de tsunami que se estenderam até o Japão e as Filipinas. Outras 50 pessoas estão desaparecidas. As informações são do Yahoo News.
“O terremoto foi sentido em toda Taiwan e nas ilhas próximas à costa”, disse Wu Chien-fu, diretor do Centro de Sismologia da Administração Central de Meteorologia de Taipei.
Wu disse que o terremoto foi o mais forte desde que um de magnitude 7,6 atingiu a ilha em setembro de 1999, matando cerca de 2.400 pessoas no desastre natural mais mortal da história da ilha. Não está descartada a hipótese de mais tremores nos próximos dias.
A presidente Tsai Ing-wen pediu que as agências do governo local e central se coordenassem entre si e disse que o exército nacional também forneceria apoio.
Em Taiwan, no Japão e nas Filipinas, as autoridades emitiram inicialmente um alerta de tsunami, mas o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico disse que a ameaça havia “passado em grande parte”.
Taiwan é regularmente atingida por terremotos, pois a ilha fica perto da junção de duas placas tectônicas, enquanto o vizinho Japão sofre cerca de 1.500 abalos todos os anos.