brasil

Rio de Janeiro bate recorde e registra sensação térmica de 60 graus

Cariocas e fluminenses sofreram neste sábado (16) as consequências da maior onda de calor em muitos anos. O calor intenso e sufocante já era previsto pelos meteorologistas, mas as temperaturas ainda surpreendem.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, a maior temperatura foi de 40ºC, às 12h15, em Guaratiba, na Zona Oeste. Já a maior sensação térmica foi de 60,1ºC, às 10h20, também em Guaratiba, um novo recorde para 2024.

Essa também foi a maior sensação térmica registrada na cidade do Rio de Janeiro desde 2014, segundo o Alerta Rio. A sensação térmica é um índice de calor calculado a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar. Quanto maior for a temperatura e a umidade relativa do ar, maior será a sensação térmica nesta região.

O meteorologista Ricardo Souza explica que uma massa de ar seco e quente está atuando sobre alguns estados do Brasil neste fim de semana, elevando as temperaturas máximas em cinco ou mais graus acima de suas médias.

Quando essas elevações acontecem por, no mínimo, três dias consecutivos, considera-se tecnicamente uma onda de calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), estados como Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo serão afetados por esse fenômeno.

Ainda de acordo com o meteorologista, essa mesma massa também influenciará o tempo na cidade do Rio de Janeiro.

“Os dias mais quentes ocorrerão entre sexta-feira e segunda-feira, com temperaturas acima de 35°C, podendo passar de 39°C no domingo. No entanto, tecnicamente não podemos chamar esse aumento de temperatura registrado no Rio como onda de calor”, conta Ricardo.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

mais notícias

brasil

Arqueólogos reagem à existência de Ratanabá nas redes sociais

Uma suposta civilização antiga se tornou destaque nas redes sociais. A cidade perdida de Ratanabá foi alvo de diversas teorias
brasil

Ministro Alexandre de Moraes é eleito para o TSE em 2022

O ministro Alexandre de Moraes foi eleito presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Ele vai tomar posse em 16 de agosto