Na última sexta-feira (7), representantes de Quissamã estiveram em São João da Barra para participar do “Café Sem Fronteiras Raciais”, no Cine Teatro São João. Na oportunidade houve roda de conversa sobre mulheres negras na política, Marcha das Mulheres Negras 2023, empoderamento da mulher negra, além de propostas de políticas públicas de igualdade racial e combate ao racismo.
Marcaram presença em São João da Barra o vereador Janderson Barreto Chagas, que vem desenvolvendo ações voltadas aos negros, a vice-presidente da União dos Negros, Nilcinéa Azevedo, e os representantes do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial, Jaqueline Chagas (suplente do presidente) e Luiz Paulo Gama (secretário).
“Esse evento foi importante para avaliarmos o trabalho que já vem sendo desenvolvido, visando melhorias, e para discutirmos a implantação de novas políticas públicas. Entre elas a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que será fundamental para darmos continuidade às nossas ações”, declarou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de São João da Barra, Sharlene Barbosa.
A coordenadora de Igualdade Racial do município, Cristiane Monteiro, ressaltou que o “Café Sem Fronteiras Raciais”, que será realizado também em outras oportunidades, é um espaço de escuta, acolhida, celebração e troca de experiência, com temática racial de forma dinâmica e reflexiva. “A meta é, através desses eventos, promovermos o fortalecimento de ações para conscientização da sociedade e estratégias de prevenção e combate ao racismo”, completou Cristiane.
O chefe de Gabinete do governo sanjoanense, Alexandre Magno Estefan, representou no evento a prefeita Carla Caputi e a assessora Elenine Franco (Leleka) representou a deputada Carla Machado. Participaram também a presidente do Instituto Afro Brasil Cidadão e representante da Coordenação Nacional de Entidades Negras, Ianê Germano, a coordenadora ampliada do Fórum Estadual de Mulheres Negras, Maria José Serafim, e a presidente do Movimento de Mulheres que Transformam Vidas Norte e Noroeste Fluminense, Rosângela Gomes.
De Campos dos Goytacazes estiveram presentes a pesquisadora do Núcleo de Pesquisa de Saúde da População Negra, Povos e Comunidades Tradicionais, Célida Luna Mendivil, a vice-presidente da União dos Negros, Sueli da Silva, e a presidente da União das Associações de Moradores e Afins, Ângela Barbosa.