A Prefeitura de Quissamã e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ) estão perto de concretizar uma parceria para a instalação de uma unidade no município. Nesta quarta-feira (15), a prefeita Fátima Pacheco e a equipe da Secretaria de municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente se reuniram, em Macaé, com o professor Chico Esteves e sua equipe para conversarem sobre as tratativas do acordo.
Ligado diretamente aos estudos ambientais, o professor Chico Esteves é reconhecido como mentor da idealização do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba -PARNA, que em 29 de abril de 2023 vai completar 25 anos de fundação, tendo 65 % da sua extensão dentro do município de Quissamã.
“Estamos debatendo essa parceria, que será muito valiosa para Quissamã, pois trará novas oportunidades para os jovens do município, apresentando a importância da preservação do Meio Ambiente. Também vamos receber a presença de profissionais qualificados da área e de estudantes de outros municípios. As possibilidades de construção do conhecimento para toda a população são imensuráveis”, disse a prefeita Fátima Pacheco.
De acordo com o documento formalizado pelo Nupem, a parceria com a Prefeitura de Quissamã proporciona estudos em diversas áreas, como mudanças climáticas, discussões sobre modelos de desenvolvimento e transição energética, entre outros. Por esta importância, 24 pesquisadores e técnicos se dispuseram a se envolver no projeto, que atuará, inicialmente, sob quatro eixos de trabalho: fauna e flora; meio ambiente e saúde; mapeamento de aspectos sociais e socioambientais; e monitoramento do Canal Campos-Macaé.