Começou ontem (26) em Quissamã a segunda edição da Feira Literária de Quissamã (Fliq). O evento teve a sua abertura oficial na manhã de ontem, com a presença da prefeita Fátima Pacheco; o vice-prefeito, Marcelo Batista e vários secretários, entre eles a secretária de educação Helena Lima, cuja pasta é a responsável pelo evento. Com o tema: “Seja Sua Própria Inspiração”, em dois dias a programação da Fliq trouxe dezenas de atrações. O evento acontece até domingo (29) com entrada gratuita.
A prefeita Fátima Pacheco falou sobre a construção da Fliq e de como ele coloca a cidade no mapa do turismo e da cultura regional. “Para nós é um prazer realizar a segunda edição desse evento que prioriza a educação e coloca a cidade como destaque da cultura regional. Quissamã é uma cidade que sempre prioriza os investimentos em educação e colhemos agora os frutos disso”, explicou a mandatária quissamaense.
“Continuaremos a investir na cidade toda, mas a Educação segue sendo uma prioridade absoluta. Que todos confiram de perto tudo que instalamos aqui, porque a gente não faz nada mais ou menos. A gente entrega o melhor para a nossa população”, completou Fátima.
Entre as atrações que já passaram pela Fliq, a abertura contou com o lançamento da coletânea Turma do Fliquinho e participação especial da Banda de Lata Maria Josefa Pessanha. O jornalista Cahê Mota, do Globo Esporte, o jornalista Nelson Lima, de O Globo, foram os primeiros convidados. A chef de cozinha e escritora, Bela Gil também foi uma das atrações do primeiro dia do evento. Hoje a dupla Anavitória fará um dos shows mais esperados do evento no palco principal.
O vice-prefeito Marcelo Batista afirma que o melhor da Fliq é preparar as crianças, jovens e adolescentes para o futuro. “O que estamos promovendo aqui é o conhecimento. Eu sou um homem do campo e poder dar para esses jovens a oportunidade de adquirir conhecimento, é o que me deixa mais feliz. Seguiremos com essa política de promover e garantir conhecimento e educação para todos em Quissamã”, destacou Batista.
Para a Fliq, a Educação investe em Vale Livro beneficiando alunos das redes Municipal, Estadual e Federal do município, profissionais da Rede Municipal e jovens aprendizes do Juventude Ativa Mais podem adquirir livros de sua escolha. Um investimento de cerca de R$1 milhão. A Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) vai atuar com mais de 30 editoras, para que as crianças e toda comunidade possam ter acesso a diferentes gêneros.
A programação segue neste sábado e também no domingo com Roda de Conversa sobre a obra do cartunista Ziraldo; Samba Cartola; a autora Conceição Evaristo; e o grupo MR6 n palco principal.