Na última terça-feira, Carapebus participou de uma reunião com especialistas do governo estadual sobre a evolução da dengue em todo o Estado do Rio. A prefeitura enviou como seus representantes a enfermeira Michele Melo, da Vigilância Epidemiológica; Gabriel Barreto, Coordenador da Vigilância em Saúde; e Dátila Belmonte, da Atenção Básica da Saúde.
Representantes de municípios da região norte do Estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos na sede do Centro de Controle de Zoonoses de Campos (CCZ) para uma reunião de preparação da resposta ao cenário atual de transmissão da dengue. Técnicos do Governo do Estado passaram a manhã de terça-feira, em duas frentes de trabalho com agentes de saúde, médicos e enfermeiros.
“Carapebus ainda não apresenta um grande número de casos de dengue. Vamos começar a observar agora com esse pós-Carnaval. Temos dois ou três casos confirmados e cerca de 20 notificações. Estamos mantendo a vigilância e esse encontro foi de extrema importância para a nossa atualização e capacitação. Por vezes temos uma noção micro, apenas do nosso território, e hoje estamos encontrando uma realidade maior e levar essas informações na bagagem será muito bom para o nosso município”, detalhou Michele.
Mariane Melo, coordenadora do núcleo descentralizado das ações de vigilância em saúde, da região norte, deu o pontapé inicial ao lado de Cristina Jordano, diretora da Gerência de Zoonoses do Estado do Rio de Janeiro. “Esse contato com os municípios, essa troca de ideias é fundamental para que tenhamos melhores resultados. É também dar oportunidade para que todos os municípios se manifestem e coloquem aqui as suas questões”, declarou Mariane.
Compondo a comitiva estadual, o enfermeiro Renato Dantas e Alexandre Correia da Gerência Técnica de Vetores do Estado.
A região norte é composta pelos municípios de Campos, Macaé, Quissamã, Carapebus, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, São Fidelis e Conceição de Macabu. Todos enviaram representantes para a reunião.