O município de Carapebus antecipou a ação nacional marcada para sábado (2), o Dia D, para a sexta-feira (1). Mesmo com baixos registros de casos, a cidade abraça a mobilização nacional, visando manter os índices reduzidos. O carro fumacê circulou ontem em todo o município como medida preventiva em meio à epidemia.
Em reunião realizada naa quinta-feira (29) na sede da Vigilância Sanitária, o prefeito, Bernard Tavares, junto ao secretário municipal de Saúde, Marcelo Queiroz; o coordenador de Vigilância Sanitária, Alex Porto, Agentes Comunitários de Endemias (ACEs) e os vereadores Rivin França e Tânia Cabral, traçaram estratégias para o plano de prevenção.
O prefeito destacou o empenho da equipe dos Agentes Comunitários de Endemias, parabenizando o resultado alcançado quando Carapebus é comparada a outras cidades. “É realmente um ganho para todos nós, pois estamos entre os municípios com o menor índice de Dengue no Estado. Atualmente, a cidade tem apenas três casos com reagente positivo”, confirmou o prefeito.
O combate à dengue e a outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como chikungunya e zika, está sendo reforçado em Carapebus com ações diárias. Queiroz ressaltou que a ação na Praça Frei Balthasar, será de educação e conscientização junto à população. “Estamos juntos nessa”, afirmou.
Foram distribuídos panfletos com informações sobre como prevenir as doenças e evitar a criação de focos que possam transmitir as doenças. As atividades estão previstas até o meio-dia.
Alex Porto diz que a ação visa informar toda a população, orientando sobre as medidas preventivas. Os agentes de endemias atuam diariamente, realizando visitas domiciliares, aplicando larvicidas e oferecendo orientações de prevenção aos moradores.
“Nas casas, os agentes tratam a água e oferecem orientações de prevenção aos moradores. São instruções sobre como a população pode evitar a dengue e outras doenças. Por isso, distribuímos esses panfletos, como forma de combater esse mal”, explicou Alex. O fumacê percorrerá diariamente os bairros de Carapebus como parte das ações preventivas, concluiu.