Condenado a quatro anos e meio de prisão por crime de estupro, Daniel Alves foi desconsiderado pelo Barcelona como uma lenda do clube. O nome do jogador foi retirado da lista de jogadores que marcaram a história do Barça. O ex-jogador estava na listagem desde o ano de 2022, quando concluiu a sua segunda passagem pelo time da Catalunha.
O Barcelona aguardou a decisão judicial para tomar a medida. O clube já avaliava a retirada do nome de Daniel Alves do hall de homenageados desde janeiro do ano passado, quando o lateral foi para a prisão preventiva.
Com a exclusão do brasileiro, a lista de lendas do clube conta com 102 jogadores. Entre eles estão atletas que marcaram a história do Barcelona desde a sua formação, em 1899, até os dias atuais.
Além do time espanhol, o Bahia também tomou medidas para retirar a imagem de Daniel Alves da galeria de ídolos do museu do clube.
Nascido em Juazeiro, no Norte da Bahia, Daniel Alves se profissionalizou pelo Esquadrão de Aço em 2001. Ele tem, no total, 33 partidas com a camisa tricolor e cinco gols marcados. Em 2002, foi transferido ao Sevilla, onde começou sua carreira internacional.
Pelo Barcelona, o lateral soma duas passagens. A primeira foi de 2008 a 2016, e a segunda em 2022. Ao todo, pela camisa catalã, foram 431 partidas com 24 gols e 26 títulos conquistados.