Considerada um condimento quase “milagroso”, a cúrcuma é fonte de nutrientes que cumprem funções valiosas no organismo, como a prevenção do envelhecimento e de doenças crônicas não transmissíveis, que lideram as causas de morte no mundo.
A cúrcuma foi classificada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, como um alimento prodigioso para combater o processo de envelhecimento, com resultados antioxidantes que podem ser notados em pouco menos de dois meses.
Apesar do sabor picante dessa matéria-prima, o seu consumo deve ser diário, mas pode ser feito em cápsulas, extrato, pó ou até como suplemento alimentar. Chá ou sucos também são bem-vindos.
A cúrcuma faz parte da família do gengibre, ajudando a prevenir a perda muscular e as dores ósseas, e até problemas de memória. Melhoras na circulação sanguínea e redução do colesterol ruim (LDL) também podem ser esperadas. Já na pele, atua como agente cicatrizante e hidratante.
A cúrcuma é fonte de curcumina, um polifenol natural, com múltiplas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Inúmeros trabalhos e investigações científicas já respaldam os benefícios desse item, e as vantagens não deixam a desejar.